Sem solução » Descaso na pista Descaso na pista Demora para liberar trânsito no Anel Rodoviário após acidente expõe falhas recorrentes

Produto tóxico na via, horas de trânsito interditado e engarrafamento quilométrico. Essa combinação, agravada pelo descaso com os motoristas, tem sido transtorno recorrente no Anel Rodoviário. Em cinco meses, foram cinco ocorrências como a que paralisou ontem trecho perto do Bairro João Pinheiro, no sentido Vitória, após carreta bitrem tombar e espalhar resíduos tóxicos na pista (acima). Autoridades alegam que problema ocorre porque empresas responsáveis pelas cargas demoram a remover os produtos, como determina a legislação. Especialistas dizem que impacto seria menor se concessionárias fossem obrigadas a ter equipamentos para atender acidentes desse tipo e se estados fizessem o serviço e cobrassem posteriormente os custos dos responsáveis. (Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)



Fogo criminoso Fogo criminoso Incêndios em áreas próximas a residências assustam moradores e desafiam autoridades

Período de seca eleva risco de queimadas no entorno de BH, como a que destruiu 4 mil metros quadrados da Apa Sul (acima), que liga a Serra do Curral ao Parque do Rola-Moça, entre os bairros Belvedere e Sion. O incêndio foi criminoso, ação que se repetiu em 90% dos 12.182 casos investigados no Brasil em 2016, segundo estudo do Instituto Chico Mendes. A prática é crime, de acordo com o Código Penal, com pena de reclusão de três a seis anos, e multa. Neste ano, para prevenir ou tentar diminuir os estragos, o Corpo de Bombeiros aumentou o efetivo no Rola-Moça e tem feito campanha de conscientização com as pessoas que moram próximas. (Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)



Tem solução Tem solução Frio recorde em destinos tradicionais do inverno esquenta a economia em cidades mineiras

Comerciantes comemoram o aumento de turistas durante a estação, que este ano trouxe temperaturas abaixo da média histórica. Em alguns municípios, não há mais vagas de hospedagem, principalmente nos fins de semana. A praça na parte alta de Lavras Novas (acima), distrito de Ouro Preto, é parada obrigatória para curtir o sol, a paisagem e a gastronomia local. Em Itamonte, no Sul de Minas, a possibilidade de neve no Parque Nacional do Itatiaia lotou pousadas e hotéis. "O trânsito de turistas está muito intenso desde o 1º de Maio. E este mês inteiro está tendo gente no embalo das férias e do frio. Houve fins de semana que não conseguimos disponibilidade para ninguém", diz Sílvia Urias, gestora da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, no Sul de Minas. (Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Aguarde, procurando programas...
D S T Q Q S S